segunda-feira, junho 06, 2005

Encontro com Rama (Rendezvous with Rama)

  • Autor: Arthur C. Clarke
  • Ano: 1972
"Encontro com Rama" é um daqueles livros que você simplesmente não consegue fechar e colocar em cima da escrivaninha sem antes terminá-lo. Me lembro bem a primeira vez que encontrei Rama, uma espaçonave imensa, com 50 km de comprimento e uns 30 de diâmetro, que entrou no Sistema Solar, em meados do século XXII (quero dizer 22 - até quando vamos escrever os séculos em romanos?). Eu estava me sentindo mal e não fui trabalhar. Peguei o livrinho de tarde, deitado convalescendo na cama da minha mãe (a melhor cama lá de casa), e comecei a ler, e não parei mais. Quando dei por mim, o dia (seguinte) raiando, já nem estava mais doente... estava extasiado. Rama tinha me dado e tirado tudo o que um leitor de ficção científica espera de uma obra-prima do gênero.

Encontro com Rama entrega ao leitor todo o mistério e fascinação que um livro de Hard Sci-Fi é capaz de gerar. Mesmo nos dias de hoje, em pleno admirável século 21 (XXI), Rama não perdeu um milésimo do impacto que causou na época em que foi apresentada ao público pela primeira vez. Nem mesmo a monumental fantasia cyberpunk de Matrix é capaz de obscurecer o brilho desta jóia universal da ficção científica, preciosamente lapidada pelas hábeis mãos de Arthur C. Clarke (2001: Uma Odisséia no Espaço, O Fim da Infância, A Cidade e as Estrelas, e muitos, muitos mais).

E quando Rama chega ao fim, ela nos deixa com aquele sentimento de perda que acomete qualquer criança quando encara uma separação forçada de algum ente querido (você se lembra como ficava quando seu pai ia viajar a trabalho? é esse o sentimento).

Se você estiver procurando uma história de amor, com personagens profundos e trabalhados, com relações sociais emaranhadas, esqueça Encontro com Rama. O único personagem importante no romance é a própria Rama. E a forma como ela é descrita, investigada e explorada é simplesmente fascinante. Os demais personagens servem apenas para narrar uma das mais fascinantes histórias jamais inventadas sobre nosso primeiro contato com uma tecnologia extraterrestre, superior, e enigmática.

No final, com muitas das perguntas respondidas, Rama deixa-nos com um sentimento etéreo de dúvida e curiosidade maior ainda. E planta em todos nós uma crescente preocupação em imaginar como reagiremos ao deparar-nos o desconhecido. Seremos para sempre como animais que respondem com violência a tudo que não conseguimos compreender? Quando aprenderemos que a ignorância é a mãe de todo medo? E é o medo o pai da violência? E que a violência só nos traz vergonha?

Prêmios

Encontro com Rama é o único livro de ficção-científica a ser galardoado com todos os prêmios mais importantes do gênero. É simplesmente leitura obrigatória para qualquer fã de ficção-científica.
  • Vencedor do Hugo de melhor romance (1973)
  • Vencedor do Nebula de melhor romance (1974)
  • Vencedor do Jupiter de melhor romance (1974)

Nenhum comentário: