quarta-feira, junho 15, 2005

O Senhor da Luz (Lord of Light)

  • Autor: Roger Zelazny
  • Ano: 1967
Um livro que surpreende o leitor a cada virada de página, O Senhor da Luz é um romance ímpar no gênero. Você não vai se imaginar contemplando uma obra de ficção científica até que os fatos comecem a se sedimentar na sua mente. De todas as histórias escritas, esta é a que melhor constata (e perfeitamente) a terceira lei de Clarke: "Toda ciência suficientemente avançada é indistigüível da magia".

Dificilmente o apreciador da ficção-científica encontrará um livro com personagens tão bem caracterizados, com diálogos tão inteligentes e coerentes, com situações tão habilmente desenvolvidas, e que seja tão instigante como um todo filosófico. Talvez apenas os melhores livros de Robert A. Heinlein sejam equivalentes nestes aspectos. Por toda obra, sutilmente serão abordados temas sobre religião, poder e fraqueza humana. Uma das perguntas que nos é subliminarmente sugerida, e que me perseguiu desde então, versa sobre o real valor de uma religião, mesmo que suas fundações sejam notoriamente falsas.

Um fato dos mais interessantes é que este livro torna-se mais surpreendente a cada releitura (obviamente deve haver um limite para isto, mas ainda não o descobri). Uma segunda leitura é essencial para apreciarmos as sutilezas que passaram despercebidas da primeira vez (e você ficará abismado com os detalhes que deixou passar).

Esta não é uma obra de ficção científica comum, é uma obra de arte da literatura universal, e trará prazer tanto para apreciadores do gênero quanto para não entusiastas. Para estes será uma leitura no mínimo interessante, e para aqueles é leitura obrigatória. A obra foi galardoada com o prêmio Hugo de ficção-científica pelo melhor romance do 1968.

Prêmios
  • Vencedor do Hugo de melhor romance (1968)
  • Indicado ao Nebula de melhor romance (1967)
  • Indicado ao Locus de melhor romance Sci-Fi de todos os tempos (10º lugar) (1975)
  • Indicado ao Locus de melhor romance Sci-Fi de todos os tempos (11º place) (1987)
  • Indicado ao Locus de melhor romance Sci-Fi pré 1990 (14º lugar) (1998)

Um comentário:

Anônimo disse...

O SENHOR DA LUZ - ROGER ZELAZNY links para download:

http://depositfiles.org/files/qidxja7lx

https://mega.co.nz/#!nYtXTbhY!bj144Fp8YgtX-AzcyKLo3V5bB0F_VNfVK9OElqbokqo

http://www.mediafire.com/?4ihjgclyyh7re33

http://www.ziddu.com/download/21980704/SENHORDALUZ-rogerzelazny.pdf.html

http://www.crocko.com/4DAA3003F6694D549D52BE395E9C382A/SENHOR_DA_LUZ_-_roger_zelazny.pdf

http://www.4shared.com/office/8NcwPDmM/SENHOR_DA_LUZ_-_roger_zelazny.html?